ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
PROF.ª ANNA BARREAU MENINÉIA
PLANEJAMENTO ANUAL
(BIBLIOTECA)
PROFESSORA: VERA LÚCIA DA SILVA
MOSQUEIRO – PARÁ
ANO: 2009
SUMÁRIO
l TEMA: Leitura uma explosão de idéias.
l Justificativa
l Objetivos
l Geral
l Específicos
l Metodologia
l Recursos
l Avaliação
l Referências bibliográficas
JUSTIFICATIVA
Sabemos que a educação deve ser vista como um componente do conjunto de alternativas que buscam a construção de uma sociedade democrática.
Por isso é que enquanto Professor pretendemos contribuir para o melhor desempenho de nosso aluno e comunidade no sentido de favorecer superação de dificuldades na leitura e interpretação dos diversos gêneros textuais presentes em seu cotidiano.
Segundo afirmação de Eveline Charmeux “ler é ser capaz de se servir do escrito para levar a cabo um projeto, quer se trate de ações a realizar ou de lazeres a enriquecer”.
Dessa forma é que pensamos que ler e interpretar devem ser ações presentes no cotidiano de nossas Bibliotecas em que alunos e comunidade através da leitura possam ampliar seus vocabulários e assim a reconstrução do conhecimento.
OBJETIVOS:
Geral
Utilizar diferentes gêneros textuais para incentivar a leitura e elaboração própria, favorecer a interpretação e ampliar o vocabulário de maneira a contribuir com a reconstrução do conhecimento.
ESPECÍFICOS
l Expor idéias a respeito do texto;
l Expressar idéias, sentimentos e emoções;
l Identificar personagens, tempo, objetos e fatos da narrativa;
l Incentivar a elaboração própria;
l realizar atividades que favoreçam a interpretação.
METODOLOGIA
Utilização de textos variados, propagandas, poesias, histórias em quadrinho e cartelas ilustradas com diversos autores e suas respectivas obras literárias.
O desenvolvimento do planejamento será de forma interdisciplinar, ou seja previamente planejado pelos professores regentes onde os mesmos indiquem leituras ou pesquisas.
RECURSOS
Uso do espaço da biblioteca e área externa escolar, livros, revistas, jornais, papel cartão, papel chamex, cartolina, gravuras e pincel atômico.
AVALIAÇÃO
Será desenvolvida através da observação contínua e sistematizada, assim
possibilitará conhecer cada leitor em seu desempenho, avanços e dificuldades.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIAS
LUKESI,Cipriano. avaliação da Aprendizagem Escolar. 7 ed. são Paulo: Cortez 1998.
Parâmetros curriculares Nacionais da Língua Portuguesa. Brasilia MEC, 1996.
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