Postagens populares

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Planejamento anual da biblioteca Prof.ª Vera

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

PROF.ª ANNA BARREAU MENINÉIA

PLANEJAMENTO ANUAL

(BIBLIOTECA)

PROFESSORA: VERA LÚCIA DA SILVA

MOSQUEIRO – PARÁ

ANO: 2009

SUMÁRIO

l TEMA: Leitura uma explosão de idéias.

l Justificativa

l Objetivos

l Geral

l Específicos

l Metodologia

l Recursos

l Avaliação

l Referências bibliográficas

JUSTIFICATIVA

Sabemos que a educação deve ser vista como um componente do conjunto de alternativas que buscam a construção de uma sociedade democrática.

Por isso é que enquanto Professor pretendemos contribuir para o melhor desempenho de nosso aluno e comunidade no sentido de favorecer superação de dificuldades na leitura e interpretação dos diversos gêneros textuais presentes em seu cotidiano.

Segundo afirmação de Eveline Charmeux “ler é ser capaz de se servir do escrito para levar a cabo um projeto, quer se trate de ações a realizar ou de lazeres a enriquecer”.

Dessa forma é que pensamos que ler e interpretar devem ser ações presentes no cotidiano de nossas Bibliotecas em que alunos e comunidade através da leitura possam ampliar seus vocabulários e assim a reconstrução do conhecimento.

OBJETIVOS:

Geral

Utilizar diferentes gêneros textuais para incentivar a leitura e elaboração própria, favorecer a interpretação e ampliar o vocabulário de maneira a contribuir com a reconstrução do conhecimento.

ESPECÍFICOS

l Expor idéias a respeito do texto;

l Expressar idéias, sentimentos e emoções;

l Identificar personagens, tempo, objetos e fatos da narrativa;

l Incentivar a elaboração própria;

l realizar atividades que favoreçam a interpretação.

METODOLOGIA

Utilização de textos variados, propagandas, poesias, histórias em quadrinho e cartelas ilustradas com diversos autores e suas respectivas obras literárias.

O desenvolvimento do planejamento será de forma interdisciplinar, ou seja previamente planejado pelos professores regentes onde os mesmos indiquem leituras ou pesquisas.

RECURSOS

Uso do espaço da biblioteca e área externa escolar, livros, revistas, jornais, papel cartão, papel chamex, cartolina, gravuras e pincel atômico.

AVALIAÇÃO

Será desenvolvida através da observação contínua e sistematizada, assim

possibilitará conhecer cada leitor em seu desempenho, avanços e dificuldades.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIAS

LUKESI,Cipriano. avaliação da Aprendizagem Escolar. 7 ed. são Paulo: Cortez 1998.

Parâmetros curriculares Nacionais da Língua Portuguesa. Brasilia MEC, 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário