ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
PROF.ª ANNA BARRAU MENINÉIA
PROJETO EDUCAÇÃO SEXUAL ( DST E AIDS)
Prof.ª Dilva
PREVENÇÃO:
Este projeto não tem a intenção de impor normas ou regras a respeito do lema, mas a preocupação de esclarecer de maneira correta através da Orientação Sexual pela a escola a prevenção da saúde, tirando as dúvidas e os anseios dessa fase tão complicada, a fim de criar consciência a respeito dessas doenças e principalmente da Aids, doença esta que não tem cura.
Através de informações e um diálogo aberto com esses adolescentes, nós educadores podemos levar o aluno a desenvolver uma opinião consciente sobre o tema (DST) podendo torná-lo um cidadão crítico e capaz de ajudar outros jovens sobre sobre a realidade do problema.
ATIVIDADES:
· Texto informativo em forma de debate.
· Confeccionar slogans e cartazes.
· Pesquisa de palavras.
· Entrevistar profissionais, pais, parentes e amigos sobre a DST.
· Montagem de painéis com aulas expositivas.
· Criação de redação, música, poemas etc.
OBJETIVO:
· Levar o aluno a ter consciência sobre o valor da vida.
CONCLUSÃO:
Levar o aluno a um debate sobre as atividades desenvolvidas na sala de aula com finalidade de que os alunos troquem informações entre si tirando suas dúvidas. Compartilhando com a turma e com a família as observações e descobertas do assunto.
SONDAGEM:
· O que você entende por doenças sexualmente transmissíveis?
· Qual a primeira forma de transmissão.
· Cite algumas DST do seu conhecimento.
· Quais seus principais sintomas?
· Qual é a melhor forma de prevenir as DSTs.
· Qual o procedimento se aparecer os sintomas.
PROJETO DROGAS
Prof.ª Dilva
PREVENÇÃO:
Este projeto não tem o intuito de impor regras à respeito da questão abordada, mas, de esclarecer de maneira objetiva , dúvidas e anseios dos adolescentes, a fim de conscientizá-los à respeito das drogas.
Com informação e um diálogo franco e aberto, o educador pode levar o aluno a desenvolver uma opinião consciente sobre o assunto, podendo torna-se crítico e capaz de discernir sobre a realidade do problema.
ATIVIDADES:
· Texto informativo em forma de debate.
· Criar uma campanha com elaboração de cartazes e folhetos antidroga para expor na escola.
· Entrevistar profissionais, pais, parentes e amigos sobre o risco do uso de drogas.
OBJETIVO:
· Levar o aluno a perceber os seus valores a respeito das drogas.
DESENVOLVIMENTO:
· Distribuir folhas de papel para os participantes, peça para escreverem a palavra Droga no alto da folha.
· Coloque um fundo musical, com música bem suave.
· Solicitar que a turma reflita sobre o tema.
· Dê um tempo.
· Após a reflexão, peça aos alunos que escrevam os sentimentos que a palavra droga despertou neles.
CONCLUSÃO:
· Estimule um debate sobre a atividade a fim de que os alunos troquem informações entre si e identifiquem sentimentos semelhantes sobre o assunto.
· Peça aos alunos que compartilhem com a turma as observações e descobertas que a dinâmica despertou em cada um.
SONDAGEM:
· O que vocês entendem por drogas?
· Quais as drogas que você conhece?
· Existe alguma droga legalizada? Quais?
· As drogas provocam várias alterações no organismo humano?
· Você saberia citar alguma?
· Em sua opinião, o que é vício?
PROJETO MEIO AMBIENTE - O LIXO
Prof.ª Dilva
JUSTIFICATIVA:
De acordo com a visão da autora Marilena Lourenço da Silva a perspectiva ambiental consiste nas discussões propostas que indicam a necessidade de instituição de uma política de educação capaz de evitar que os avanços do capitalismo e sua globalização constituam-se no aniquilamento do tempo de vida, da condição de humanidade e na destruição da natureza humana e não humana.
Em relação à educação essa perspectiva contribui para evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, da co-responsabilidade, da solidariedade e da equidade. A questão ambiental é o conjunto de temáticas relativas não só a proteção da vida no planeta, mas também à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida das comunidades. Pois compõe a lista dos temas de relevância internacional.
À medida que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza para a satisfação de necessidades e desejos crescentes, surgem tensões e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos em função da tecnologia disponível de um mundo onde evidenciam as inter-relações e a interdependência dos variados elementos na constituição e na manutenção da qualidade de vida.
O tema a ser explorado é o Lixo e suas conseqüências dentro do projeto de Educação Ambiental tendo como clientela o alunado do ciclo CBII e segunda totalidade. Esse tema será desenvolvido através de ações práticas e teóricas de forma qualitativa e quantitativa.
OBJETIVO GERAL:
Favorecer ao aluno o reconhecimento de fatores que produzam o real bem-estar, desenvolvendo assim um espírito de críticas dentro de uma visão integrada do mundo. Oferecendo meios efetivos para que cada ser humano compreenda os fatos naturais e humanos a esse respeito, protegendo e respeitando e preservando todas as manifestações de vida do planeta.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Reconhecer que é preciso ter cuidado com determinadas situações prejudiciais à saúde para poder fazer a prevenção das doenças.
· Reconhecer a importância de cuidar da vida do nosso planeta.
· Preservar o ambiente em que vivemos.
· Contribuir para limpeza da casa, escola e da cidade.
· Estabelecer diferença entre separar e reciclar o lixo.
· Reconhecer a importância do saneamento básico.
DESENVOLVIMENTO:
O projeto se desenvolverá através de ações práticas dentro da realidade do aluno contendo a parte informativa como:
· Leitura de diferentes textos.
· Recortes de jornais e panfletos e palestras.
· Pesquisa de campo e científica.
· Manutenção de limpeza do ambiente escolar.
· Elaboração de campanhas relacionadas à questão ambiental.
· O zelo pelos direitos próprios alheios a um ambiente, limpo e saudável na escola, em casa, e na comunidade.
· Participação em atividades relacionadas à melhoria das condições ambientais da escola e da comunidade local.
· O cumprimento das responsabilidades de cidadão, com relação ao meio ambiente.
· A valorização e a proteção das diferentes formas de vida.
AVALIAÇÃO:
A avaliação permeia toda a ação pedagógica, numa dimensão mais ampla, processual tendo em vista:
· Saber quem atingiu os objetivos propostos.
· Detectar avanços e dificuldades.
· Diagnosticar
· Investigar e tomar decisões.
· Verificar como o aluno está se desenvolvendo.
· Acompanhar o processo de construção do conhecimento.
· Estabelecer um diálogo entre o educador e o educando.
O processo avaliativo será feito através da observação nas atividades desenvolvidas em sala de aula com participação ativa dos alunos por meio de ações práticas.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Silva, Marilena Lourenço. A globalização como radicalização da modernidade e a construção de um novo lugar para as políticas de educação.
Leff, Enrique. Pensar a complexidade ambiental. IN: A epistemologia ambiental. São Paulo
Capra, Fretlof. Ecologia profunda- Um novo paradigma. IN: A teia da vida. São Paulo. Cultrix.1996
Jardim, N.S. ET AL. Lixo Municipal; Manual de gerenciamento Integrado. São Paulo. IPT. 1995.
Ministério do bem estar social. Secretaria de Saneamento. O que é preciso saber sobre limpeza urbana? Brasília.1993
Pereira Neto, J.T,. Compostagem do lixo, um elo entre saneamento, saúde e agricultura. Revista Saneamento Ambiental.2:42-43.
Teles, L.A.S. Lixo, como cuidar dele. SRHSH, Salvador, 1994.
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