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quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Projetos Profª Dilva

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL

PROF.ª ANNA BARRAU MENINÉIA

PROJETO EDUCAÇÃO SEXUAL ( DST E AIDS)

Prof.ª Dilva

PREVENÇÃO:

Este projeto não tem a intenção de impor normas ou regras a respeito do lema, mas a preocupação de esclarecer de maneira correta através da Orientação Sexual pela a escola a prevenção da saúde, tirando as dúvidas e os anseios dessa fase tão complicada, a fim de criar consciência a respeito dessas doenças e principalmente da Aids, doença esta que não tem cura.

Através de informações e um diálogo aberto com esses adolescentes, nós educadores podemos levar o aluno a desenvolver uma opinião consciente sobre o tema (DST) podendo torná-lo um cidadão crítico e capaz de ajudar outros jovens sobre sobre a realidade do problema.

ATIVIDADES:

· Texto informativo em forma de debate.

· Confeccionar slogans e cartazes.

· Pesquisa de palavras.

· Entrevistar profissionais, pais, parentes e amigos sobre a DST.

· Montagem de painéis com aulas expositivas.

· Criação de redação, música, poemas etc.

OBJETIVO:

· Levar o aluno a ter consciência sobre o valor da vida.

CONCLUSÃO:

Levar o aluno a um debate sobre as atividades desenvolvidas na sala de aula com finalidade de que os alunos troquem informações entre si tirando suas dúvidas. Compartilhando com a turma e com a família as observações e descobertas do assunto.

SONDAGEM:

· O que você entende por doenças sexualmente transmissíveis?

· Qual a primeira forma de transmissão.

· Cite algumas DST do seu conhecimento.

· Quais seus principais sintomas?

· Qual é a melhor forma de prevenir as DSTs.

· Qual o procedimento se aparecer os sintomas.

PROJETO DROGAS

Prof.ª Dilva

PREVENÇÃO:

Este projeto não tem o intuito de impor regras à respeito da questão abordada, mas, de esclarecer de maneira objetiva , dúvidas e anseios dos adolescentes, a fim de conscientizá-los à respeito das drogas.

Com informação e um diálogo franco e aberto, o educador pode levar o aluno a desenvolver uma opinião consciente sobre o assunto, podendo torna-se crítico e capaz de discernir sobre a realidade do problema.

ATIVIDADES:

· Texto informativo em forma de debate.

· Criar uma campanha com elaboração de cartazes e folhetos antidroga para expor na escola.

· Entrevistar profissionais, pais, parentes e amigos sobre o risco do uso de drogas.

OBJETIVO:

· Levar o aluno a perceber os seus valores a respeito das drogas.

DESENVOLVIMENTO:

· Distribuir folhas de papel para os participantes, peça para escreverem a palavra Droga no alto da folha.

· Coloque um fundo musical, com música bem suave.

· Solicitar que a turma reflita sobre o tema.

· Dê um tempo.

· Após a reflexão, peça aos alunos que escrevam os sentimentos que a palavra droga despertou neles.

CONCLUSÃO:

· Estimule um debate sobre a atividade a fim de que os alunos troquem informações entre si e identifiquem sentimentos semelhantes sobre o assunto.

· Peça aos alunos que compartilhem com a turma as observações e descobertas que a dinâmica despertou em cada um.

SONDAGEM:

· O que vocês entendem por drogas?

· Quais as drogas que você conhece?

· Existe alguma droga legalizada? Quais?

· As drogas provocam várias alterações no organismo humano?

· Você saberia citar alguma?

· Em sua opinião, o que é vício?

PROJETO MEIO AMBIENTE - O LIXO

Prof.ª Dilva

JUSTIFICATIVA:

De acordo com a visão da autora Marilena Lourenço da Silva a perspectiva ambiental consiste nas discussões propostas que indicam a necessidade de instituição de uma política de educação capaz de evitar que os avanços do capitalismo e sua globalização constituam-se no aniquilamento do tempo de vida, da condição de humanidade e na destruição da natureza humana e não humana.

Em relação à educação essa perspectiva contribui para evidenciar a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação, da co-responsabilidade, da solidariedade e da equidade. A questão ambiental é o conjunto de temáticas relativas não só a proteção da vida no planeta, mas também à melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida das comunidades. Pois compõe a lista dos temas de relevância internacional.

À medida que a humanidade aumenta sua capacidade de intervir na natureza para a satisfação de necessidades e desejos crescentes, surgem tensões e conflitos quanto ao uso do espaço e dos recursos em função da tecnologia disponível de um mundo onde evidenciam as inter-relações e a interdependência dos variados elementos na constituição e na manutenção da qualidade de vida.

O tema a ser explorado é o Lixo e suas conseqüências dentro do projeto de Educação Ambiental tendo como clientela o alunado do ciclo CBII e segunda totalidade. Esse tema será desenvolvido através de ações práticas e teóricas de forma qualitativa e quantitativa.

OBJETIVO GERAL:

Favorecer ao aluno o reconhecimento de fatores que produzam o real bem-estar, desenvolvendo assim um espírito de críticas dentro de uma visão integrada do mundo. Oferecendo meios efetivos para que cada ser humano compreenda os fatos naturais e humanos a esse respeito, protegendo e respeitando e preservando todas as manifestações de vida do planeta.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

· Reconhecer que é preciso ter cuidado com determinadas situações prejudiciais à saúde para poder fazer a prevenção das doenças.

· Reconhecer a importância de cuidar da vida do nosso planeta.

· Preservar o ambiente em que vivemos.

· Contribuir para limpeza da casa, escola e da cidade.

· Estabelecer diferença entre separar e reciclar o lixo.

· Reconhecer a importância do saneamento básico.

DESENVOLVIMENTO:

O projeto se desenvolverá através de ações práticas dentro da realidade do aluno contendo a parte informativa como:

· Leitura de diferentes textos.

· Recortes de jornais e panfletos e palestras.

· Pesquisa de campo e científica.

· Manutenção de limpeza do ambiente escolar.

· Elaboração de campanhas relacionadas à questão ambiental.

· O zelo pelos direitos próprios alheios a um ambiente, limpo e saudável na escola, em casa, e na comunidade.

· Participação em atividades relacionadas à melhoria das condições ambientais da escola e da comunidade local.

· O cumprimento das responsabilidades de cidadão, com relação ao meio ambiente.

· A valorização e a proteção das diferentes formas de vida.

AVALIAÇÃO:

A avaliação permeia toda a ação pedagógica, numa dimensão mais ampla, processual tendo em vista:

· Saber quem atingiu os objetivos propostos.

· Detectar avanços e dificuldades.

· Diagnosticar

· Investigar e tomar decisões.

· Verificar como o aluno está se desenvolvendo.

· Acompanhar o processo de construção do conhecimento.

· Estabelecer um diálogo entre o educador e o educando.

O processo avaliativo será feito através da observação nas atividades desenvolvidas em sala de aula com participação ativa dos alunos por meio de ações práticas.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Silva, Marilena Lourenço. A globalização como radicalização da modernidade e a construção de um novo lugar para as políticas de educação.

Leff, Enrique. Pensar a complexidade ambiental. IN: A epistemologia ambiental. São Paulo

Capra, Fretlof. Ecologia profunda- Um novo paradigma. IN: A teia da vida. São Paulo. Cultrix.1996

Jardim, N.S. ET AL. Lixo Municipal; Manual de gerenciamento Integrado. São Paulo. IPT. 1995.

Ministério do bem estar social. Secretaria de Saneamento. O que é preciso saber sobre limpeza urbana? Brasília.1993

Pereira Neto, J.T,. Compostagem do lixo, um elo entre saneamento, saúde e agricultura. Revista Saneamento Ambiental.2:42-43.

Teles, L.A.S. Lixo, como cuidar dele. SRHSH, Salvador, 1994.

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